Mestrado 2016
EMail

Edital Nº 006/PGCIN/2015
(Publicado em 10 de agosto de 2015)

Abertura de inscrições à seleção para o curso de MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Turma 2016, do Centro de Ciências da Educação/UFSC, segundo decisão do Colegiado, em reunião de 13 de julho de 2015.

1 – Estarão abertas, de 07 a 18 de setembro de 2015, as inscrições à seleção para preenchimento de até 25 (vinte e cinco vagas) do Curso de Mestrado em Ciência da Informação, distribuídas como segue:

- Até 3 (três) vagas para o eixo temático: Organização e preservação do conhecimento da linha de pesquisa ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

- Até 5 (cinco) vagas para o eixo temático: Produção e comunicação da informação da linha de pesquisa ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

- Até 2 (duas) vagas para o eixo temático: Profissionais da informação, competência informacional e leitura da linha de pesquisa ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

- Até 9 (nove) vagas para o eixo temático: Informação e tecnologia da linha de pesquisa INFORMAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA.

- Até 6 (seis) vagas para o eixo temático: Gestão da Informação e do conhecimento da linha de pesquisa INFORMAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA.

As temáticas de interesse de cada docente estão disponíveis em: http://pgcin.paginas.ufsc.br/linhas-de-pesquisa/.

2 – A inscrição deve ser realizada pelo endereço eletrônico: http://selecao.pgcin.ufsc.br/index.php/projetos/pgcin2016, entre 07 e 18 de setembro de 2015, o candidato deverá encaminhar todos os documentos listados no item 4, deste edital.

3 – As inscrições homologadas terão listagem nominal publicada na homepage do Programa (http://pgcin.paginas.ufsc.br/), até o dia 05 de outubro de 2015.

4 – Documentos exigidos para a inscrição:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado, disponível na homepage do Programa (gerada uma versão em pdf);
  • Cópia do diploma ou comprovante de ter concluído, ou estar cursando, a(o) última(o) fase/semestre de Curso de graduação. Poderão ser admitidos diplomados em cursos de graduação no exterior, mediante o reconhecimento do diploma apresentado, pelo Colegiado do curso. (conforme artigos 40 e 41 da Resolução Normativa 005/CUN/2010). O referido reconhecimento refere-se apenas à habilitação do candidato para participar do presente processo de seleção. O aceite para ingresso no Programa somente se efetivará mediante apresentação do diploma, no ato da matrícula;
  • Cópia do Histórico escolar do(s) Curso(s) de graduação;
  • Curriculum vitae em formato Lattes (gerado em pdf);
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF ou do passaporte (para candidatos estrangeiros);
  • Proposta de pesquisa de dissertação (especificar: tema, justificativa e delimitação do problema, objetivos, breve revisão da literatura e referências). A proposta não deverá ultrapassar a dez laudas, incluídas as referências (sem a identificação do candidato e nos formatos rtf ou doc ou docx ou odt).  

OBS: a) A falta de qualquer um dos documentos acima listados tornará inválida a inscrição, que não será homologada.

5 – A seleção será realizada em três fases:

1ª Fase – a) Avaliação da proposta de pesquisa de dissertação: será considerada a qualidade da proposta, a sua adequação à Linha de Pesquisa escolhida e a possibilidade de orientação; Publicação, na homepage do programa, da listagem dos aprovados na 1a Fase: até o dia 23 de outubro de 2015. 

2ª Fase – a) Prova Escrita: 04 de novembro de 2015. Local e hora a serem definidos. Não será permitida a entrada após o início da prova. Esta terá duração máxima de três horas e meia; b) Entrega do Curriculum vitae com a documentação comprobatória e Histórico escolar do(s) Curso(s) de graduação. Os mesmos serão entregues no momento em que o candidato for iniciar a prova escrita. É muito significativa, para efeito de análise,  a apresentação de documentação referente aos trabalhos publicados, prática docente e experiência em pesquisa em Ciência da Informação ou áreas afins, pois estas informações subsidiarão a avaliação da proposta de pesquisa de dissertação e a realização da entrevista.  Instrução normativa publicada no site até 04/09/2015 apresentará os critérios e pesos quanto da análise do currículo e propostas de projeto. É de inteira responsabilidade do candidato a apresentação da documentação exigida nesta fase.

3ª Fase – Arguição: 05 e 06 de novembro de 2015. O enfoque será o problema e os objetivos apresentados na proposta de pesquisa de dissertação, considerando ainda os dados do Curriculum vitae, a justificativa da escolha deste Programa de Pós-Graduação e da linha de pesquisa, bem como a disponibilidade de tempo que o candidato terá para dedicar-se ao Programa. 

- Até o dia 7 de dezembro de 2015. Publicação, na homepage do programa, da lista final dos aprovados para ingresso em 2016.

6 – O Curso reserva-se o direito de não preencher todas as vagas.

7 – No caso de não ser realizada a matrícula, no respectivo período, de candidato selecionado para ingresso em 2016, o mesmo será imediatamente substituído pelo candidato seguinte na lista de classificados que atenda a todos os critérios da 3a Fase de seleção e, especialmente, a disponibilidade de orientação.

8 – Os candidatos aprovados no processo de seleção, quando da matrícula, deverão atender os requisitos exigidos na Resolução Normativa 005/CUN/2010.

9 – Não caberão recursos às decisões da Comissão de Seleção.

 

Redação Aprovada em Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, realizada em 13 de julho de 2015.

Facebook Twitter