Mestrado 2014
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Edital Nº 004/PGCIN/2013
(Publicado em 5 de agosto de 2013) 

RETIFICADO EM 20 DE SETEMBRO DE 2013

Abertura de inscrições à seleção para o curso de MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Turma 2014, do Centro de Ciências da Educação/UFSC, segundo decisão do Colegiado, em reunião de 01 de julho de 2013.

1 – Estarão abertas, de 11 a 27 de setembro de 2013, as inscrições à seleção para preenchimento de até 15 vagas do Curso de Mestrado em Ciência da Informação.

2 – A inscrição será recebida na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC, Centro de Ciências da Educação, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, no horário das 14h às 18h, em até duas etapas. Na primeira etapa, entre 11 e 27 de setembro de 2013, o candidato deverá entregar todos os documentos listados no item 5, deste edital. A proposta de pesquisa de dissertação poderá, em segunda etapa, ser entregue até às 18h do dia 04 de outubro de 2013, na Secretaria do PGCIN/CED/UFSC.

3 – Os candidatos que optarem por se inscrever por via postal, também poderão fazê-lo em até duas etapas. Na primeira etapa, com data de postagem entre 11 e 27 de setembro de 2013 e recebimento na Secretaria do PGCIN/CED/UFSC até as 18h do dia 04 de outubro de 2013, o candidato deverá encaminhar todos os documentos listados no item 5, deste edital. A proposta de pesquisa de dissertação poderá, em segunda etapa, ser enviada até o dia 04 de outubro de 2013 (última data de postagem) com recebimento final na Secretaria do PGCIN/CED/UFSC até às 18h do dia 11 de outubro de 2013.

4 – As inscrições homologadas terão listagem nominal publicada na homepage do Programa (www.cin.ufsc.br/pgcin), até o dia 14 de outubro de 2013.

5 – Documentos exigidos para a inscrição:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido (em 2 vias) e assinado, disponível na secretaria do PGCIN/CED/UFSC e na homepage do Programa;
  • Cópia do diploma ou comprovante de ter concluído, ou estar cursando, a(o) última(o) fase/semestre de Curso de graduação. Poderão ser admitidos diplomados em cursos de graduação no exterior, mediante o reconhecimento do diploma apresentado, pelo Colegiado do curso. (conforme artigos 40 e 41 da Resolução Normativa 005/CUN/2010). O referido reconhecimento refere-se apenas à habilitação do candidato para participar do presente processo de seleção. O aceite para ingresso no Programa somente se efetivará mediante apresentação do diploma, no ato da matrícula;
  • Cópia do Histórico escolar do(s) Curso(s) de graduação;
  •  Curriculum vitaeem formato Lattes, acompanhado dos documentos comprobatórios;
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF ou do passaporte (para candidatos estrangeiros);
  • Proposta de pesquisa de dissertação (especificar: tema, justificativa e delimitação do problema, objetivos, breve revisão da literatura e referências). A proposta não deverá ultrapassar a dez laudas, incluídas as referências. 

OBS: a) A documentação deverá ser entregue, no ato da inscrição, em envelope lacrado e sobrescritado com identificação nominal do candidato; b) no ato da inscrição, a Secretaria do Programa não fará a verificação dos documentos entregues, sendo de responsabilidade do candidato essa verificação; c) A falta de qualquer um dos documentos acima listados tornará inválida a inscrição, que não será homologada.

6 – A seleção será realizada em três fases:

1ª Fase – a) Avaliação da proposta de pesquisa de dissertação: serão consideradas a qualidade da proposta, a sua adequação à Linha de Pesquisa escolhida e a possibilidade de orientação; b)  Análise do Curriculum vitae e Histórico escolar do(s) Curso(s) de graduação. É muito significativa, para efeito de análise, a apresentação de documentação referente à produção escrita publicada, prática docente e treinamento em pesquisa em Ciência da Informação ou áreas afins, pois estas informações subsidiarão a avaliação da proposta de pesquisa de dissertação e a realização da entrevista.  Instrução normativa publicada no site até 06/09/2013 apresentará os critérios e pesos quanto da análise do currículo e propostas de projeto. Publicação, na homepage do programa, da listagem dos aprovados na 1a Fase: 29 de outubro de 2013. 

2ª Fase – Prova Escrita: 6 de novembro de 2013. Local e hora a serem definidos. Não será permitida a entrada após o início da prova. Esta terá duração máxima de três horas e meia.

3ª Fase – Entrevista: 7 e 8 de novembro de 2013. O enfoque será o problema e os objetivos apresentados na proposta de pesquisa de dissertação, considerando ainda os dados do Curriculum vitae, a justificativa da escolha deste Programa de Pós-Graduação e da linha de pesquisa, a disponibilidade de orientação, bem como a disponibilidade de tempo que o candidato terá para dedicar-se ao Programa. 

- 6 de dezembro de 2013. Publicação na homepage do programa da lista final dos aprovados para ingresso em 2014.

7 – O Curso reserva-se o direito de não preencher todas as vagas.

8 – No caso de não ser realizada a matrícula, no respectivo período, de candidato selecionado para ingresso em 2014, o mesmo será imediatamente substituído pelo candidato seguinte na lista de classificados que atenda a todos os critérios da 3a Fase de seleção e, especialmente, a disponibilidade de orientação.

9 – Os candidatos aprovados no processo de seleção, quando da matrícula, deverão atender os requisitos exigidos na Resolução Normativa 005/CUN/2010.

10 – Os candidatos não selecionados deverão retirar a documentação apresentada, no período de 24 a 28 de março de 2014. Após esta data, o material será destruído.

11 – Não caberão recursos às decisões da Comissão de Seleção.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO MESTRADO

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